terça-feira, 13 de outubro de 2009

Doenças Relacionadas ao Esqueleto, Musculatura, Articulações


Artrite, reumatismo
  • 2 colheres (sopa) da raiz da erva-doce
    1 colher (sopa) de bardana
    2 colheres (sopa) de cavalinha
    3 xícaras de água fervendo

Deixe as raízes de bardana e de erva-doce por uns 2 a 3 minutos em fervura, numa vasilha de louça ou vidro. Desligue o fogo e acrescente a cavalinha. Deixe até mornar e tome antes de cada refeição 1 xícara do chá.
As pessoas que sofrem de reumatismo e artrite fariam grande bem se permanecessem de um a três dias com suco de limão e mel (limonada), lima-da-pérsia e melancia, intercalando esses sucos doces com a limonada.
Depois, continuando o tratamento, uma a duas semanas com frutas pela manhã, saladas cruas (variando bem as hortaliças).
Tomate é bom para quem sofre de artrite. Rabanete, rúcula, cebola, alface, repolho e acelga também são indicados.
Na hora do almoço, experimente hortaliças cozidas com cará ou raiz de taioba, ou ainda mandioquinha, batata, inhame, mangarito, batata-doce ou mandioca.
No jantar, só as frutas, e nos intervalos só o chá recomendado.

Como o ácido úrico não se elimina tão rápido e fácil, bom seria completar o tratamento nos períodos de crises dolorosas, com banhos de imersão no chá forte de eucalipto, com 1 a 2 quilos de sal grosso, sal natural. Banhos quentes de 30 minutos, todos os dias, seguidos de resfriamento rápido, 1 a 3 segundos, e exercícios.


Os exercícios forçariam os elementos ruins que provocam a doença a se movimentarem pela circulação até a expulsão. O exercício ideal para esses casos seria andar, religiosamente, todos os dias, iniciando com 1 quilômetro até 3 a 6, conforme a idade e condição pessoal.
Após esses tratamentos, o regime vegetariano, exercícios diários, água durante o dia, como bebida, de 6 a 8 copos, a luz solar, a ocupação da mente em fatos agradáveis,a confiança na força de um Ser superior que atende e supre as necessidades, farão a saúde prosperar.
Ainda são úteis os chás de malva, genciana, roseira branca e dente-de-leão, salsaparrilha, hipérico, bardana, sabugueiro.

Para uso externo, veja no índice os títulos: Banhos, Vapores, Emplasto e Fomentos.


Experimente friccionar o local dolorido com o seguinte ungüento:


  • ½ xícara de cânfora
    8 folhas de eucalipto
    2 brotos de pinheiro
    ½ xícara de menta
    1 xícara de óleo de linhaça ou oliva
Macere em as ervas indicadas, cubra com o óleo e deixe por 12 horas em local fresco. Coe, espremendo bem as ervas, e use para friccionar músculos doloridos e articulações.